Seja bem-vindo! Hoje é

Como se preparar psicologicamente para adotar uma criança - I

Como se preparar psicologicamente para adotar uma criança - I

1 de maio de 2012


Pais e filhos deitados em cima da cama

Porque procurar acompanhamento psicológico

No Brasil, adotar uma criança é um processo burocrático e extremamente demorado. Durante este período de espera é comum os pais adotantes ficarem preocupados e angustiados. Por isso, é importante que eles procurem acompanhamento psicológico para ajudá-los a lidar com a espera, enfrentar todo processo de adoção e também tirar as dúvidas e questionamentos que possam surgir.

(...) 



"O processo de adoção é um período de planejamento, organização e efetivação de um desejo muito forte para a questão familiar. Deseja-se constituir família com a criança a ser adotada e não simplesmente ocupar um vazio existencial ou afetivo do adotante. Mas, qual é o perfil da criança a ser adotada? Quais são as dificuldades a serem enfrentadas? Quais são os novos desafios? Essas e muitas outras perguntas podem causar ansiedade e até estresse. Por isso é necessário o acompanhamento psicológico para os pais, a fim de minimizar a ansiedade decorrente deste processo", explica Mariano Gaioski, coordenador dos abrigos da Liga Solidária, organização social que desenvolve programas socioeducativos e de cidadania.
Além disso, os adotantes precisam ter claro o que significa para eles adotar uma criança e quais os motivos que os levaram a tomar essa decisão. "É importante ter um acompanhamento, que pode ser psicológico ou de um grupo de apoio à adoção, porque os adotantes precisam se questionar o porquê querem adotar e saber qual é a função dessa criança na família. Eles precisam entender se querem um filho ou uma criança para tampar um buraco, para não se sentirem sozinhas", alerta Soraya Pereira, psicóloga e criadora do grupo Aconchego, que incentiva a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento institucional.

CLIQUE AQUI PARA IR PARA A PARTE II DA MATÉRIA (EXPECTATIVAS E IDEALIZAÇÕES)

 
TOPO
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios